sábado, 24 de abril de 2010

Psicossomática


Tudo é Psicossomático

Em conversa com alunos foi levantada a questão das doenças psicossomáticas (termo que significa que a doença física teve origem em fatores mentais ou emocionais). Coloquei uma opinião que escutei de minha primeira professora de yoga e um tempo depois de uma outra professora quando estudava a doutrina espírita: “tudo é psicossomático.” Essa é uma afirmação contestada, especialmente pela pessoas mais fiéis ao cientificismo materialista ocidental, muito arraigado em nossa cultura, mas, acredito, por minha experiência pessoal, que realmente toda doença seja psicossomática.

Acreditar que tudo é psicossomático, na minha opinião, é entender, ao menos racionalmente, que não há, de fato, separação entre o psíquico e o orgânico, que mente e corpo são partes indissociáveis do nosso ser. Tal separação é apenas didática. Há muito que os sábios e as escrituras, especialmente as orientais, dizem que tudo no Universo está interligado, afirmações que se coadunam com as recentes descobertas da física quântica, e que a grande maioria da humanidade ainda está longe de tomar consciência.
Dizer que as doenças são psicossomáticas não quer dizer que o tratamento deve ser feito apenas em âmbito psicológico. Se a doença está no físico, deve ser tratada corretamente neste veículo, mas deve-se entender que o desequilíbrio não está apenas no físico mas também nos corpos mais sutis. A doença física é a ponta do iceberg, representa um padrão mental e emocional, tem um significado simbólico que indica conflitos não resolvidos na alma. Toda doença tem um sentido, uma razão de ser - que pode muitas vezes ser construtiva - não ocorre ao acaso, por fatalidade, inimigos naturais inesperados ou algo do gênero. E acredito que isso se estenda também a acidentes e outros fenômenos dos quais comumente nos sentimos “vítimas”.
Como vemos, de forma geral, a medicina atual se preocupa mais com o tratamento dos sintomas do que com a investigação da verdadeira causa das doenças. Querer entender o significado da doença e conhecer sua origem é dar um passo no sentido do amadurecimento espiritual e da verdadeira cura. A lei hermética do “o que está embaixo é como o que está em cima” deve continuar sempre atual. Não há separação. Entender o Ser integralmente e ver-se como parte da Natureza, do Universo, isto é Yoga.

Giuliano Nucci

www.vajra.com.br



Psicossomática


Você já deve ter ouvido falar que nosso corpo fala. Mas ele acima de tudo também sente e muito. Nós temos boas emoções claro, e nos trazem bem estar, mas as emoções negativas, como ansiedade, raiva, stress prejudicam nossa saúde. Tudo que não é externado, aquilo que não é dito, magoas, falta de perdão, a raiva e por aí vão as listas de sentimentos negativos que se produzem. Numa seqüência produzem doenças desde que tenhamos uma propensão para, isto é um tendência genética.
Exemplo: Problema, situação não resolvida - fator estressante - traz uma resposta ao organismo, uma emoção - a informação vai ao cérebro e devolve ao corpo em forma de doença. Que doença? Tudo vai depender de: predisposição, uma situação atual e experiências vividas incialmente.

“A mente, por não conseguir resolver ou conviver com um determinado conflito emocional, passa a produzir mecanismos de defesa com o propósito de deslocar a dificuldade e/ou "ameaça" psíquica para o corpo. Com isso, acaba drenando, na forma de doença e seus respectivos sintomas, o afeto doloroso. Neste sentido, entre várias doenças aceitas como psicossomáticas podemos citar:”

• Cervicalgias, Lombalgias, Dorsalgias
• Dores ciáticas
• Artrite
• Câncer e todos os tipos de doenças auto-imunes
• Manchas no corpo
• Úlcera
• Asma
• Praticamente todos os transtornos de pele
• Alergias variadas
• Rinites
• Impotência sexual
• Muitas disfunções oftálmicas
• Hipertensão arterial
• Fibromialgia


Para você que me lê, a vida é muito curta, busque qualidade de vida, ame mais, perdoe sempre, pratique um esporte, se alimente bem. Se cuide! Saúde é bom e nós merecemos e com toda certeza quem está ao nosso lado agradece. Contamine as pessoas de maneira positiva!

Lia Ergas Aguilera
http://www.animapsicologia.blogspot.com


Dr. Bruno Cabral
Fisioterapeuta
contato: 11 9892 3225

2 comentários:

  1. Olá Bruno;

    Vou levantar uma curiosidade representada por um brocardo latino que tem a ver com a postagem: "anima sana in corpore sano". Traduzindo: "mente sã, corpo são.
    Por mais usual que seja a expressão em nosso dia a dia, as pessoas sequer tem noção de que podem a estar cultuando pelo simples gesto de calçar um tênis da marca japonesa "asics". É isso mesmo! "A" de anima, "S" de sana, "I" de in, "C" de corpore e "S" de sano. Juntas as siglas formam a marca "Asics".

    Só por esse dado já dá para ter uma noção da já notória preocupação da cultura milenar japonesa em tratar do corpo como uma prolongação da mente....

    Boa matéria!
    Bela ilustração.
    Abraço

    Gabriel - RPG

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela contribuição!!! Demais!!! Abraços..

    ResponderExcluir