Psicossomática



Tudo é Psicossomático

Em conversa com alunos foi levantada a questão das doenças psicossomáticas (termo que significa que a doença física teve origem em fatores mentais ou emocionais). Coloquei uma opinião que escutei de minha primeira professora de yoga e um tempo depois de uma outra professora quando estudava a doutrina espírita: “tudo é psicossomático.” Essa é uma afirmação contestada, especialmente pela pessoas mais fiéis ao cientificismo materialista ocidental, muito arraigado em nossa cultura, mas, acredito, por minha experiência pessoal, que realmente toda doença seja psicossomática.

Acreditar que tudo é psicossomático, na minha opinião, é entender, ao menos racionalmente, que não há, de fato, separação entre o psíquico e o orgânico, que mente e corpo são partes indissociáveis do nosso ser. Tal separação é apenas didática. Há muito que os sábios e as escrituras, especialmente as orientais, dizem que tudo no Universo está interligado, afirmações que se coadunam com as recentes descobertas da física quântica, e que a grande maioria da humanidade ainda está longe de tomar consciência.
Dizer que as doenças são psicossomáticas não quer dizer que o tratamento deve ser feito apenas em âmbito psicológico. Se a doença está no físico, deve ser tratada corretamente neste veículo, mas deve-se entender que o desequilíbrio não está apenas no físico mas também nos corpos mais sutis. A doença física é a ponta do iceberg, representa um padrão mental e emocional, tem um significado simbólico que indica conflitos não resolvidos na alma. Toda doença tem um sentido, uma razão de ser - que pode muitas vezes ser construtiva - não ocorre ao acaso, por fatalidade, inimigos naturais inesperados ou algo do gênero. E acredito que isso se estenda também a acidentes e outros fenômenos dos quais comumente nos sentimos “vítimas”.
Como vemos, de forma geral, a medicina atual se preocupa mais com o tratamento dos sintomas do que com a investigação da verdadeira causa das doenças. Querer entender o significado da doença e conhecer sua origem é dar um passo no sentido do amadurecimento espiritual e da verdadeira cura. A lei hermética do “o que está embaixo é como o que está em cima” deve continuar sempre atual. Não há separação. Entender o Ser integralmente e ver-se como parte da Natureza, do Universo, isto é Yoga.

Giuliano Nucci

www.vajra.com.br

Dr. Bruno Cabral
Fisioterapeuta 
11 99892 3225

Psicossomática

Você já deve ter ouvido falar que nosso corpo fala. Mas ele acima de tudo também sente e muito. Nós temos boas emoções claro, e nos trazem bem estar, mas as emoções negativas, como ansiedade, raiva, stress prejudicam nossa saúde. Tudo que não é externado, aquilo que não é dito, magoas, falta de perdão, a raiva e por aí vão as listas de sentimentos negativos que se produzem. Numa seqüência produzem doenças desde que tenhamos uma propensão para, isto é um tendência genética.
Exemplo: Problema, situação não resolvida - fator estressante - traz uma resposta ao organismo, uma emoção - a informação vai ao cérebro e devolve ao corpo em forma de doença. Que doença? Tudo vai depender de: predisposição, uma situação atual e experiências vividas incialmente.

“A mente, por não conseguir resolver ou conviver com um determinado conflito emocional, passa a produzir mecanismos de defesa com o propósito de deslocar a dificuldade e/ou "ameaça" psíquica para o corpo. Com isso, acaba drenando, na forma de doença e seus respectivos sintomas, o afeto doloroso. Neste sentido, entre várias doenças aceitas como psicossomáticas podemos citar:”

• Cervicalgias, Lombalgias, Dorsalgias
• Dores ciáticas
• Artrite
• Câncer e todos os tipos de doenças auto-imunes
• Manchas no corpo
• Úlcera
• Asma
• Praticamente todos os transtornos de pele
• Alergias variadas
• Rinites
• Impotência sexual
• Muitas disfunções oftálmicas
• Hipertensão arterial
• Fibromialgia


Para você que me lê, a vida é muito curta, busque qualidade de vida, ame mais, perdoe sempre, pratique um esporte, se alimente bem. Se cuide! Saúde é bom e nós merecemos e com toda certeza quem está ao nosso lado agradece. Contamine as pessoas de maneira positiva!

Lia Ergas Aguilera
http://www.animapsicologia.blogspot.com


Dr. Bruno Cabral
Fisioterapeuta 
11 99892 3225


ESTUDO DE CASO




No começo de 2010 recebi uma senhora, queixando-se de lombociatalgia direita, ou seja, uma dor que se inicia na região baixa das costas; passa pelo glúteo e desce pela perna direita. Ao questioná-la a respeito da dor, me contou que sentia essas dores há muitos anos, desde o nascimento do primeiro filho, e que elas iam e voltavam sem motivo aparente. Foi ao ortopedista que lhe pediu exames de raios -X com diagnóstico de escoliose (desvio lateral da coluna) lombar e retificação da curvatura cervical (pescoço). Perguntei-lhe então sobre os órgãos, fígado, estômago, intestinos, etc.; disse-me que sofria de gastrite. Perguntei se havia mais alguma queixa e após breve período pensando, respondeu que sentia dores nos joelhos devido a uma lesão meniscal. Pedi pra que se deitasse na maca de barriga para cima. Ao palpar lhe o pescoço pude perceber grande tensão muscular seguida de rigidez vertebral, ou seja, o pescoço estava parecendo uma barra de ferro. Manipulei sua nuca enquanto aguçava minha percepção fechando meus olhos e reparei que o lado esquerdo estava bem mais tenso. Pedi para que girasse a cabeça à esquerda e à direita. Ela apresentava grande dificuldade nesses movimentos, porém para a esquerda era bem mais difícil. Feito isso levantei e fui testar os membros inferiores. Realizei um teste ortopédico chamado Teste de Lazegue onde o terapeuta ergue a perna do paciente com o joelho estendido. O teste foi positivo com a paciente referindo dor na porção posterior da coxa indo para o glúteo. Após esse acontecimento iniciou-se o seguinte diálogo:

- Há quanto tempo mesmo a senhora tem essa dor?
- Desde que meu filho nasceu.
- E a senhora teve alguma complicação na hora do parto?
- Não, foi tudo bem. Nasceu até que rápido.
- E a senhora quando estava grávida teve algum problema com sua mãe?

Ela deu um suspiro arregalou os olhos e disse:

- Sabe Dr. Bruno quando eu fiquei grávida e fui falar pra minha mãe ela me abandonou! Foi muito triste!

Então comecei a traçar o raciocínio pscicossomático em voz alta junto à paciente:

O que acontece com o seu pescoço é que a senhora deve ser uma pessoa de idéias muito rígidas e por isso seu pescoço tão rígido . E também, tem essa dificuldade de girar para a esquerda porque não quer olhar, encarar essa situação em relação a alguma mulher, que no seu caso acredito ser sua mãe.

Então ela respondeu:
- É; realmente sou muito rígida nos meus pensamentos!
- Já essa dor na lombar, indo para a perna direita, significa que você tem algum problema na sua base familiar, pois o lugar onde a senhora tem a dor é justamente na base de sua coluna, é o seu alicerce. E dói quando levantamos a perna estendida, que significa um passo à frente. A senhora consegue perceber que se estivéssemos de pé e fizessémos esse mesmo movimento é como se estivéssemos dando um passo?
- Você tem razão! Mas o que isso quer dizer?
- Quer dizer que a senhora não quer avançar em relação a sua mãe, não quer dar esse passo à frente.
- Não Dr. Bruno isso tudo já esta resolvido faz tempo.
- Então repara se quando a senhora tem algum problema e se sente abandonada ou tem alguma situação com sua mãe se as dores não pioram?
- Tá bom vou tentar perceber.
- E a gastrite a senhora sabe o que significa?
- Não, o que Doutor?
- Significa que a senhora não digere certas situações e junto com esse queixo para baixo que a senhora também tem engolido muitas coisas que não gosta.
- AH! Isso é verdade!
Então me contou sobre outras vezes que teve gastrite e conseguiu fazer essa relação.

Após isso; pedi para que fizesse um exercício, escrever uma carta como se estivesse conversando com a pessoa, no caso a mãe dela, e depois queimar. E avisei sobre a importância desse trabalho e sobre sua dificuldade. Ela me olhou com uma cara de quem iria fazer, somente por que eu estava a pedir.
Na outra sessão ela chegou com muita alegria dizendo se sentir bem melhor. O pescoço continuava tenso, porém com menor intensidade. Pedi que se deitasse e fui trabalhando seu pescoço, massageando, alongando; então perguntei se tinha escrito a carta. Ela levou um susto e disse:

- Dr. Bruno você não acredita! Escrevi a primeira linha e derrepente começou a me dar uma sensação tão ruim! Senti uma coisa no estômago subindo pela garganta, uma vontade de...
- De que? Perguntei.
- Deixa pra lá. Daí, fiquei com vontade de chorar, rasguei a carta e joguei fora.
- A senhora chorou?
- Não.
- Então, a senhora lembra que te falei que seria muito difícil escrever essa carta, pois teria que colocar muitas coisas para fora, e a senhora contou que já havia superado tudo isso? Pois é, se estivesse tudo superado nada disso teria acontecido. E além do mais a senhora acabou guardando esse choro mais uma vez.

Ela concordou dizendo que não imaginava que ainda tinha essas magoas e que escreveria essa carta assim que pudesse.
Na outra sessão, mesma coisa, coloquei-a deitada e fui trabalhando seu pescoço quando perguntei sobre a carta e ela respondeu que não havia tido tempo.

Isso é comum acontecer durante o tratamento quando temos que remexer com coisas guardadas há muito tempo. Encaminhei-a para o psicólogo onde realiza tratamento logo após sua sessão comigo. Tem melhorado a cada dia e hoje compreende melhor seus problemas e suas dores. Continuamos a fazer o tratamento físico com o RPG e mais o tratamento psicológico com um psicólogo. No caso dessa paciente, ela possui uma alteração estrutural na coluna que piora com o fator psicoemocional, logo precisa de um tratamento físico e um emocional em conjunto.

E assim procedo com a maioria dos meus pacientes, usando a avaliação e tratamento postural (RPG), a leitura corporal psicossomática e a Microfisioterapia que me mostra muitas emoções vividas pelos pacientes e que trouxeram algum tipo de trauma em suas vidas, sejam elas emoções conscientes ou inconscientes, pois acredito que uma dor nunca é simplesmente por um fator causal e sim multifatorial, excluindo-se é claro os traumas diretos como a quebra de uma perna devido a um acidente de carro por exemplo.

Dr. Bruno Cabral
Fisioterapeuta 
11 99892 3225


Doenças Psicossomáticas


Segundo a psicóloga americana Louise L. Hay, todas as doenças que temos são criadas por nós, que somos 100% responsáveis por tudo de ruim que acontece no nosso organismo e que todas as doenças têm origem em um estado de não-perdão.
Sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar. Quando estamos empacados num certo ponto, significa que precisamos perdoar mais.

Pesar, tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão. Perdoar dissolve o ressentimento.

A seguir, você vai conhecer uma relação de algumas doenças e suas prováveis causas, elaboradas pela psicóloga Louise.

DOENÇAS / CAUSAS:

AMIDALITE: Emoções reprimidas, criatividade sufocada.
ANOREXIA: Ódio ao externo de si mesmo.
APENDICITE: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.
ARTERIOSCLEROSE: Resistência. Recusa em ver o bem.
ARTRITE: Crítica conservada por longo tempo.
ASMA: Sentimento contido, choro reprimido.
BRONQUITE: Ambiente familiar inflamado. Gritos, discussões.
CÂNCER: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.
COLESTEROL: Medo de aceitar a alegria.
DERRAME: Resistência. Rejeição à vida.
DIABETES: Tristeza profunda.
DIARRÉIA: Medo, rejeição fuga.
DOR DE CABEÇA: Autocrítica, falta de autovalorizaçã o.
DOR NOS JOELHOS: medo de recomeçar, medo de seguir em frente.
ENXAQUECA: Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.
FIBROMAS: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro (a).
FRIGIDEZ: Medo. Negação do prazer.
GASTRITE: Incerteza profunda. Sensação de condenação.
HEMORRÓIDAS: Medo de prazos determinados. Raiva do passado.
HEPATITE: Raiva, ódio. Resistência a mudanças.
INSÔNIA: Medo, culpa.
LABIRINTITE: Medo de não estar no controle.
MENINGITE: Tumulto interior. Falta de apoio.
NÓDULOS: Ressentimento, frustração. Ego ferido.
PELE (ACNE): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.
PNEUMONIA: Desespero. Cansaço da vida.
PRESSÃO ALTA: Problema emocional duradouro não resolvido.
PRESSÃO BAIXA: Falta de amor quando criança. Derrotismo.
PRISÃO DE VENTRE: Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro
suficiente.
PULMÕES: Medo de absorver a vida.
QUISTOS: Alimentar mágoa. Falsa evolução.
RESFRIADOS: Confusão mental, desordem, mágoas.
REUMATISMO: Sentir-se vitima. Falta de amor. Amargura.
RINITE ALÉRGICA: Congestão emocional. Culpa crença em perseguição.
RINS: medo da crítica, do fracasso, desapontamento.
SINUSITE: Irritação com pessoa próxima.
TIRÓIDE: Humilhação.
TUMORES: Alimentar mágoas. Acumular remorsos.
ÚLCERAS: Medo. Crença de não ser bom o bastante.
VARIZES: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.

Por isso vamos tomar cuidado com os nossos sentimentos, principalmente daqueles que escondemos de nós.

Lembre-se: Praticar o bem faz bem!!!
"Quem esconde os sentimentos, retarda o crescimento da alma"

Dr. Bruno Cabral
Fisioterapeuta 
11 99892 3225

23 comentários:

  1. Dr.Bruno,parabéns pela matéria...bjks

    ResponderExcluir
  2. Clínica Especializada em Dor Crônica-Educa a Dor
    Educa a dor
    Inauguração Abril 2011
    Uma clínica inovadora em Florianópolis, nossa proposta vai além do objetivo de ajudá-lo a descobrir o mecanismo de formação de sua dor; queremos que você aprenda estratégias para controlar sua dor, para reduzir a frequência e intensidade das crises, além recuperar-se rapidamente delas.
    Utilizamos método com comprovação científica!
    Teremos sessão experimental!
    Agende com antecedência sua avaliação,
    monte seu programa multidisciplinar!
    Também temos pacotes para tratamento interdisciplinar!
    Fone: (48) 3371-3367 ou 9946-9700
    contato@educaador.com
    Estamos ao lado do Armazém Vieira, Florianópolis/SC- Brasil

    ResponderExcluir
  3. Grata por conseguir encontrar aqui muitas respostas para duvidas existentes,embora eu estude sobre a doutrina espirita,sempre tive comigo que o melhor e pesquisar sobre o que temos duvidas...grande abraço,
    Laura/Pelotas-RS
    msn-lenvm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Doutor,

    Estou há algumas semanas com uma dor na nádega esquerda que aparece em alguns momentos do dia. procurando pelo tema na internet, descobri que pode ser dor ciática. E, como também acredito que toda dor tem origem psicossomática, pesquisei por "dou ciática psicossomática" e caí aqui. Sou uma pessoa saudável e quero continuar sendo, portanto, preciso descobrir qual atitude minha desencadeou essa dor. Será que o Sr. pode me ajudar?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://demimatravesdemim.wordpress.com/tag/causas-emocionais-da-dor-ciatica/

      Excluir
  5. Olá- Excelente matéria voce posta no seu Blog. Parabéns. Sou Terapeuta de EFT em Portugal.Durante anos ,em que estive doente, foi a minha pesquisa constante nesta área. O seu blog é do melhor que já encontrei. Obrigada. Paz e Saúde .

    ResponderExcluir
  6. Na sua área , existe algum tratamento para quem está com câncer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosario, tudo bem? Pesquisa a respeito de Microfisioterapia e/ou Nova Medicina Germanica.

      Excluir
  7. para os espiritualistas, que acreditam em reencarnação, o que foi dito sobre as doenças, onde em sua maioria são psicossomáticas, é verdadeiro, pois quem é o verdadeiro doente é o espirito, e no perispirito que fica armazenado as deformações energéticas, assim penso eu..Ernani

    ResponderExcluir
  8. Doutor,sinto bastante dor no testículo esquerdo, ou nos canais espermáticos, muitas vezes com dores no final da coluna, fiz ultrason efui dianosticado que tinha varicocele mais fiz outros exames e não deu nada, estou confusoGostaria de saber se essas dores são de origem emocional grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel, seu problema pode ser causado por alterações na coluna. Precisaria passar com um Osteopata para avaliar.

      Excluir
  9. Maravilhoso relato, trabalho inspirador. Vibro para que tenhamos mais e mais pessoas iluminadas e dedicadas como vc, Dr. Bruno, atendendo e orientando todos que sofrem e não conseguem compreender o que seus corpos e almas querem dizer.
    Seu estudo de caso foi especialmente útil para minha compreensão da dor que me acompanha ha alguns tempos.
    Gratidão. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, acredito que tem tudo a ver, passei e estou passando por vários transtornos físicos de causas emocionais ... Tenho feito acumputura, terapia e Deus em primeiro lugar tem me dado força para vencer essa luta.. Ótima matéria parabéns Dr Bruno pelo amor e dedicação a sua profissão e aos pacientes..

    ResponderExcluir
  11. Olá. Gostaria de ter mais informações a respeito de dor nos joelhos. Tenho pequeno desgaste nas cartilagens. O que significa emocionalmente ? Obrigada

    ResponderExcluir