RPG



RPG


Técnica desenvolvida na França a partir do trabalho de Françoise Mézières e sua equipe com vários anos de estudos e pesquisas em Biomecânica e Física. Consiste em ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo humano, através do alongamento do tecido muscular retraído, a fim de permitir a reorganização e o reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura. É um método de avaliação e tratamento morfofuncional de reequilibração músculo-esquelética que também leva em conta os aspectos psicocomportamentais e orgânicos-viscerais, desta forma se consegue uma abordagem verdadeiramente integral. Preocupa-se também com a individualidade de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas.

A RPG segue três princípios básicos:

Globalidade
Preocupa-se com a totalidade do corpo, intervindo em todos os compartimentos corporais ao mesmo tempo e estabelecendo correlações entre os mesmos, buscando corrigir tudo que é patológico e que se afasta da fisiologia normal.

Individualidade

Analisa e trata cada indivíduo em relação a suas manifestações, que são pessoais e únicas.

Causalidade

Busca tratar, não os sintomas, mas as suas causas, no processo terapêutico.

Indicações

A RPG pode ser indicada sem limite de idade, para a maioria das patologias do sistema músculo-esquelético, agudas ou crônicas, com sintomas de dor, como problemas na coluna vertebral, hérnia de disco, lombalgia, ciática, LER (lesão por esforço repetitivo), disfunções na mordida (ATM), cefaléias, tensões musculares nos ombros ou outras regiões, formigamento nos membros, lesões articulares e pós-traumáticas e também para aquelas sem a presença de dores, como desvio de coluna (escoliose, hipercifose, hiperlordose), desvios dos pés e dos joelhos, etc.

Tratamento

Nas sessões são realizados alongamentos, massagens e principalmente as posturas que são o grande diferencial da técnica. Através das posturas, coloca-se em tensão (alongamento) a cadeia muscular que se encontra encurtada.
A cadeia muscular é o conjunto de músculos usados pra realizar determinados movimentos. O sistema músculo-esquelético é composto de músculos, ossos, articulações, ligamentos e tendões. A nossa musculatura é organizada de tal forma que os músculos se encontram fixados aos ossos e ligados a outros músculos por aponeuroses. Nenhum músculo se move sozinho. Sempre que um deles se contrai gera contração e movimento em seu sinergista (músculo que auxilia o movimento) e relaxamento e acomodação em seu antagonista (músculo que se opõe e controla o movimento). Dessa forma qualquer alteração de um desses componentes alterará nossa postura causando um desequilíbrio postural e gerando dor, desconforto, restrição de movimento, etc.
O tratamento é realizado em média uma vez por semana e a sessão dura em torno de uma hora, podendo haver exceções nos casos de maior gravidade.






A RPG é uma técnica realizada em diversos países, exclusivamente, por FISIOTERAPEUTAS.





Dr. Bruno Cabral
Fisioterapeuta - RPGista

contato: 11 9892 3225